Lizandro de Sousa Santos

Professor Adjunto I do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2014) na área de otimização de processos, otimização dinâmica e controle ótimo. Trabalhou durante 6 anos como engenheiro químico na empresa Coppetec em projetos envolvendo majoritariamente implantação de Controle Preditivo Multivariável (MPC) em Refinarias/Unidades de produção de gás (UPGNs), desenvolvimento de Simulação em Tempo Real utilizando modelos simplificados (redes neurais) e rigorosos (simuladores), e também Identificação e Análise de Processos. Adicionalmente possui mestrado em Tecnologia de Processos Químicos pela Escola de Química – UFRJ (2009) na área de simulação e otimização de processos. Pós graduado em Engenharia de Petróleo pela Coppe-UFRJ (2009) e Técnico em Eletroeletrônica pelo CEFET (2000).

Doutorado em Engenharia Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil, 2014