LINHAS DE PESQUISA
O Programa atualmente se organiza em quatro linhas de pesquisa. São elas: Métodos e Processos de Fabricação e Montagem; Ferramentas de Projeto Aplicadas à Montagem Industrial; Comissionamento e Descomissionamento de Instalações Industriais e Gerenciamento de Projetos e Obras de Instalações Industriais.
MÉTODOS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM
Nesta linha de pesquisa busca-se desenvolver projetos focados nos métodos e processos de fabricação e montagem que são utilizados na indústria de fabricação de equipamentos e montagem de instalações industriais. Entre esses processos podemos listar os seguintes:
- União Metálica – Soldagem, Mandrilamento e Torqueamento;
- Processos de Conformação, Corte e Usinagem;
- Corrosão e Revestimentos Industriais;
- Montagem de Equipamentos e Tubulações;
- Metrologia Industrial;
- Corrosão e Revestimentos Industriais;
- Condicionamento e Comissionamento de Instalações Industriais;
- Gerenciamento e Controle da Qualidade;
- Produtividade e seus Indicadores.
FERRAMENTAS DE PROJETO APLICADAS À MONTAGEM INDUSTRIAL
Nesta linha de pesquisa busca-se desenvolver projetos focados na pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de projeto aplicadas à melhoria das práticas de construção e montagem industrial. Entre esses processos podemos listar os seguintes:
- Materiais metálicos e não metálicos e suas aplicações;
- Vibrações e fadiga de componentes de equipamentos, estruturas metálicas e tubulações;
- Construtabilidade e modularização;
- Maquetes eletrônicas para o gerenciamento do projeto, construção, montagem, comissionamento e manutenção de empreendimentos industriais (life cycle assessment);
- Arquitetura industrial e naval;
- Influência do detalhamento de projeto na fabricação de equipamentos e montagem de instalações industriais;
- Análise dos critérios de inspeção na fabricação de equipamentos e montagem de instalações industriais.
COMISSIONAMENTO E DESCOMISSIONAMENTO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos projetos focados nos métodos e processos utilizados no comissionamento, condicionamento, manutenção e descomissionamento de instalações industriais. Busca-se estudar as atividades relacionadas com comissionamento de instalação, porque é uma parte crítica do processo de construção ou implementação de uma nova instalação industrial. Os métodos aplicáveis ao comissionamento são estudados considerando desde a completação mecânica, pré-comissionamento e comissionamento, envolvendo as etapas de planejamento e gerenciamento até a partida de uma instalação industrial. Adicionalmente, nesta linha de pesquisa, tem-se o interesse de investigar os aspectos relacionados com manutenção preditiva, preventiva e corretiva dos componentes, além de sua confiabilidade nas instalações industriais. As instalações industriais ao final do ciclo de vida podem ser descomissionadas. O processo de descomissionamento foca na parada da operação de uma instalação industrial com ênfase no seu desmantelamento e destinação final dos materiais diversos oriundos desta operação. Neste sentido, tem-se o interesse em estudar as fases que compreendem as diferentes atividades técnicas operacionais envolvidas no descomissionamento, cujo objetivo é remover ou minimizar os riscos na instalação após sua parada de operação, além da avaliação de custos associados à atividade e à destinação final dos resíduos oriundos do processo, bem como o desmantelamento e a reciclagem das estruturas. Deste modo, esta linha de pesquisa pode se desdobrar para a análise de aspectos regulatórios de saúde, meio ambiente e segurança (SMS), requisitos operacionais e gerenciamento de riscos no descomissionamento de instalações.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
Nesta linha de pesquisa serão desenvolvidos projetos focados no estudo das metodologias de gerenciamento de projetos contemporâneos, seus processos, técnicas e ferramentas aplicadas a atividade de montagem de instalações industriais, construção naval e offshore. Busca-se o desenvolvimento de temas que tenham origem e que tenham potencial para influenciar e auxiliar, em curto e médio prazo, a melhoria da qualidade e produtividade dos empreendimentos desenvolvidos na indústria brasileira. Entre os vários temas que compõem esta linha podemos listar os seguintes:
- Metodologias de gerenciamento de projetos aplicadas à indústria de construção e montagem de instalações industriais;
- Gerenciamento da qualidade e suas técnicas e ferramentas;
- Gerenciamento de recursos humanos e suas técnicas e ferramentas;
- Planejamento, programação e controle da produção e suas técnicas e ferramentas;
- Gerenciamento, identificação e análise de riscos em projetos industriais;
- Gestão de suprimentos e suas técnicas e ferramentas;
- Técnicas de estimativas e orçamento aplicadas à indústria de construção e montagem de instalações industriais;
- Contratação de empreendimentos;
- Gerenciamento de saúde, meio ambiente e segurança (SMS): metodologias, técnicas e ferramentas;
- Produtividade: definições, tipos de indicadores, técnicas e ferramentas de estimativa e monitoração.