Diego Martinez Prata

Possui Graduação (Laureado) em Engenharia de Produção com Ênfase em Qualidade Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Mestrado e Doutorado em Engenharia Química na COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, 2009). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Polimerização e Produção de Eteno e Propeno. Estuda com afinco os temas de Reconciliação de Dados, Estatística Robusta, Detecção de Erros Grosseiros, Controle Ótimo, Otimização, Ecoeficiência (Sustentabilidade) e Intensificação de Processos. Atualmente é Professor Associado IV em Regime de Dedicação Exclusiva do Programa de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ-UFF (desde 2014). Membro Titular do Colegiado de Engenharia Química – UFF (desde 2016). Fundador e Coordenador do Grupo de Pesquisa NEO – Núcleo de Estudos em Otimização (https://neouff.wixsite.com/home) (desde 2017). Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) – 2019.  Agraciado com o Prêmio de Excelência UFF – 2020 – Ciências Exatas e Tecnológicas (Orientador da melhor Dissertação de Mestrado). Agraciado com o Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia – 2022 – Engenharias (Orientador do melhor trabalho de Iniciação Científica). Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ2 – 2022. Orientou 58 Trabalhos de Conclusão de Curso, 13 Iniciações Científicas, 24 Dissertações de Mestrado, 1 Tese de Doutorado, 1 Supervisão de Pós-Doutorado. Publicou 44 artigos em Periódicos e 84 Trabalhos de Congresso Completos. Revisor de 20 periódicos Internacionais, com destaque para: Journal of Cleaner Production, Chemical Engineering Science, Energy, FUEL, e Industrial & Engineering Chemistry Research. * Índice-H 17.

Doutorado em Engenharia Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil, 2009