Escolha uma Página

CONTATOS E ENDEREÇO    CALENDÁRIO (BREVE)    UFF

 RESULTADO FINAL

        Edital 2020 (Breve)

 EDITAL 2020

        (Baixe aqui o edital)

 MODELO DE PROJETO

               Baixe aqui o Modelo.

INSCRIÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ESCOLA DE ENGENHARIA
MESTRADO PROFISSIONAL EM MONTAGEM INDUSTRIAL

EDITAL – 2020
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM MONTAGEM INDUSTRIAL
Natureza: STRICTO SENSU
Nível: MESTRADO
Característica: Multidisciplinar
A Universidade Federal Fluminense torna público que estarão abertas, de 13/01/2020 a 14/02/2020 das 09h às 12h e das 13h às 17h , de segunda a sexta-feira, as inscrições de seleção para o Mestrado Profissional em Montagem Industrial, nos termos do regimento geral para cursos de pós-graduação stricto sensu e do regulamento específico do referido curso.

1 Do Mestrado
O Mestrado Profissional em Montagem Industrial da UFF foi recomendado pela CAPES em março de 2012 tendo como proposta geral promover a qualificação de engenheiros para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de desenvolvimento com foco na área de montagem industrial e atividades afins. O curso se estrutura em duas linhas de pesquisa: métodos e processos de fabricação e montagem; ferramentas de projeto aplicadas à montagem industrial. Maiores informações, incluindo corpo docente, disciplinas ofertadas, conteúdo programático, entre outras, podem ser acessadas no site do Programa http://www.mpmontagem.uff.br.

2 Clientela
As inscrições estarão abertas para candidatos graduados em Engenharia ou de outras especialidades. Os profissionais não graduados em engenharia deverão comprovar experiência mínima de dois anos na área de construção e montagem de instalações industriais. A experiência dos profissionais não graduados em engenharia deverá ser comprovada em carteira de trabalho, A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou declaração do empregador; casos omissos serão avaliados pela comissão de seleção.

3 Das inscrições
As inscrições serão presenciais e realizadas na secretaria do Programa, situada à Rua Passo da Pátria, 156, bloco D, sala 265, São Domingos, Niterói, R.J., CEP: 24210-240, e-mail: pmi.tce@id.uff.br. Os candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil poderão fazer a inscrição de acordo com orientação da coordenação do Programa.

Os documentos necessários à inscrição são:
– 2 fotos 3 x 4;
– original e 2 cópias da carteira de identidade (evitar CNH, pois não consta a naturalidade);
– 2 cópias do CPF;
– 2 cópias do diploma de graduação (frente e verso, vide obs.1);
– 3 cópias do histórico escolar do curso de graduação;
– 3 cópias da proposta de projeto de pesquisa (conforme modelo em anexo, vide obs.2);
– 3 cópias do currículo (vide obs.3);
– requerimento de inscrição (a ser preenchido na secretaria do Programa durante a inscrição);
– comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$300,00, a ser recolhida através da GRU SIMPLES – Guia de Recolhimento da União – que se encontra no endereço http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp. As instruções detalhadas para preenchimento da GRU poderão ser encontradas ao final deste edital.

Obs.1: Os títulos obtidos no exterior deverão cumprir exigências constantes da resolução CEP/UFF 18/2002, que dispõe sobre a aceitação de títulos obtidos no exterior.

Obs.2: A proposta de projeto de pesquisa não poderá constar o nome do candidato. A identificação será feita pela secretaria no ato da inscrição. A constatação da identificação do candidato na proposta de projeto de pesquisa implicará na eliminação do candidato do processo seletivo.

Obs.3: O currículo poderá ser apresentado em formato livre, constando a formação acadêmica (titulação e envolvimento com atividades acadêmicas, tais como iniciação científica, monitoria, extensão), a experiência profissional (cargos exercidos, estágios, A.R.T.), a produção técnico-científica (artigos em periódicos e/ou congressos, relatórios técnicos, pareceres, procedimentos) e outros itens que o candidato considerar relevante. Neste item será avaliado também o desempenho escolar do candidato com base no histórico escolar fornecido.

4 Da seleção
O processo seletivo consistirá das seguintes etapas.
I. Análise da proposta de projeto de pesquisa.
II. Análise curricular.
III. Redação, com tema definido pela comissão de seleção e divulgado no dia do exame (média mínima 6,0; etapa eliminatória).
IV. Exame de proficiência em língua inglesa, constando da interpretação de um texto em inglês, NÃO sendo permitido o uso de dicionários (média mínima 6,0; etapa eliminatória). Serão dispensados do exame de proficiência em língua inglesa os candidatos que apresentarem certificado ou diploma do tipo IELTS (pontuação mínima 5,0) ou TOEFL (pontuação mínima 70 para internet based test e 500 para paper based test).
V. Os candidatos estrangeiros deverão demonstrar compreensão das línguas portuguesa e inglesa (média mínima 6,0; etapa eliminatória) em teste específico elaborado pela comissão de seleção.

A nota final do candidato será resultante da média aritmética da avaliação da proposta de projeto de pesquisa (etapa I), análise curricular (etapa II) e redação (etapa III), com média final mínima 6,0. Para fins de desempate, serão consideradas, pela ordem, as notas da redação, proposta de projeto de pesquisa e análise curricular.

5 Da avaliação
O processo seletivo será realizado por uma comissão constituída por 03 (três) professores membros do Programa. A comissão do processo seletivo será divulgada no site do Programa http://www.mpmontagem.uff.br. Serão considerados os seguintes pontos na proposta de projeto de pesquisa: aderência da proposta às linhas de pesquisa do curso, relevância do tema, viabilidade de realização da proposta e qualidade do texto. Na análise curricular, serão observados pela comissão os seguintes pontos: formação acadêmica, experiência profissional, produção técnico-científica, experiência e/ou participação em projetos de pesquisa e/ou de desenvolvimento relacionados às atividades de montagem industrial. Na redação, serão consideradas a clareza textual, objetividade, ortografia e pontuação.

6 Das vagas
Serão ofertadas um total de 18 (dezoito) vagas para o Mestrado Profissional em Montagem Industrial, sendo 1 (uma) destas vagas para aluno estrangeiro, 1 (uma) para funcionário ou professor da UFF nos termos do PQI (Programa de Qualificação Institucional), 1 (uma) para portador de deficiência, 1 (uma) para negro (preto e pardo) e 1 (uma) para indígena. Caso não haja candidato estrangeiro, portador de deficiência, negro (preto e pardo) ou indígena, as vagas serão preenchidas por candidatos aprovados por ordem de classificação. Caso um ou mais candidatos selecionados não efetuem sua matrícula, serão convidados a preencher estas vagas os não-selecionados por ordem de classificação. A vaga reservada para funcionário ou professor da UFF é exclusiva do PQI e não poderá ser aproveitada por outro candidato.

7 Do calendário
Período de inscrições: 13/01/2020 a 14/02/2020.
Homologação das inscrições: 17/02/2020
Interposição de recurso (inscrições): até 19/02/2020 na secretaria do Programa em formulário próprio.
Divulgação do resultado (inscrições): 20/02/2020
O exame de proficiência e a redação ocorrerão no dia 03/03/2020 de 9 as 13 horas nas dependências da Escola de Engenharia da UFF, em sala a ser divulgada pela secretaria do Programa. No caso dos candidatos estrangeiros os procedimentos para realização do exame serão divulgados pela comissão de seleção do curso, ao menos, uma semana antes da sua realização no site do Programa http://www.mpmontagem.uff.br.
Divulgação dos aprovados: 06/03/2020 na secretaria do Programa ou no site http://www.mpmontagem.uff.br.
Interposição de recurso: até 10/03/2020 na secretaria do Programa em formulário próprio.
Divulgação do resultado final: 11/03/2020.
Matrícula: 12 e 13/03/2020 das 13h às 18h
Início das aulas: 16/03/2020

ANEXO
A proposta de projeto de pesquisa a ser encaminhada deverá incorporar um breve relato do problema objeto do estudo, a metodologia a ser utilizada no desenvolvimento do mesmo, os principais resultados esperados e referências bibliográficas sobre o assunto. No item metodologia o candidato deverá discorrer sobre a viabilidade do projeto: recursos disponíveis, disponibilidade de laboratórios, aquisição de materiais, disponibilidade de dados de empresas (se houver), apoio financeiro de empresas (se houver). No caso de apoio e coleta de dados de empresas, o candidato deverá apresentar uma carta de anuência da empresa. A apresentação da proposta deverá ser apresentada no modelo disponível no site http://www.mpmontagem.uff.br .
A formatação da proposta de projeto de pesquisa deverá obedecer às seguintes regras:
Margens: direita – 2,5 cm; esquerda: 2,5 cm; superior – 2,0 cm; inferior – 2,0 cm.
Espaçamento – 1,5. Fonte: Times New Roman – tamanho 12. A proposta de projeto de pesquisa não poderá constar o nome do candidato. A identificação será feita pela secretaria no ato da inscrição. A constatação da identificação do candidato na proposta de projeto de pesquisa implicará na eliminação do candidato do processo seletivo.

 

As propostas dos projetos de pesquisa deverão estar relacionadas às linhas de pesquisa do curso. Os seguintes temas são de interesse do Programa:
– Produtividade e seus indicadores em fabricação de equipamentos, tubulações, construção e montagem de instalações industriais;
– Produtividade na soldagem;
– Gerenciamento de risco em empreendimentos de obras de instalações industriais (foco em retorno sobre o investimento);
– Comissionamento e descomissionamento de instalações industriais;
– Automação de projetos de instalações industriais;
– Aplicação de técnicas de fluidodinâmica computacional a sistemas industriais;
– Avaliação da qualidade de energia em instalações industriais e métodos de mitigação;
– Oportunidades de conservação de energia na indústria – Estudos de casos;
– Técnicas e métricas aplicadas à manutenção industrial;
– Novos equipamentos elétricos para instalações industriais;
– Sistemas de energia elétrico-industriais;
– Arranjo de modernas subestações industriais;
– Tecnologias de energia renovável e sua interligação com sistemas de energia;
– Tecnologias de armazenamento de energia;
– Materiais compósitos e metálicos em instalações industriais;
– BIM (Building Information Model) – Modelagem da informação da construção;
– Integridade estrutural, mecânica da fratura e fadiga;
– Vibrações e fadiga de componentes de equipamentos, estruturas metálicas e tubulações;
– Avaliação de corrosão e técnicas anticorrosivas aplicadas aos equipamentos industriais;
– Revestimentos metálicos e pintura industrial;
– SIG-3D (Sistemas de Informações Geográficas tridimensional) e técnicas de análises multicritério no processo de seleção de potenciais áreas para implantação de plantas industriais;
– SIG-3D aplicado ao desenvolvimento do traçado e montagem de gasodutos e oleodutos;
– Análise dos efeitos de novos materiais, tecnologias e aspectos relacionados à sustentabilidade e arquitetura industrial contemporânea;
– Controle e automação de plantas industriais.

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DA GRU
Preencha a GRU SIMPLES acessando o site
http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp
Preencha todos os campos com as informações a seguir.
Unidade Gestora (UG) – 153056
Gestão – 15227 – Universidade Federal Fluminense
Nome da Unidade – Universidade Federal Fluminense
Código de Recolhimento – 28830-6 – Serviços Administrativos
Número de Referência – 0250158670
Competência – 01/2020
Vencimento – Coloque o dia em que for fazer o pagamento. O prazo máximo é 14/02/2020.
CNPJ ou CPF do Contribuinte – Coloque o seu CPF
Nome do Contribuinte / Recolhedor – Coloque o seu nome completo.
Valor Principal – R$300,00
Valor Total – R$300,00
Depois de preenchida e impressa, a GRU deverá ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

 

Roger Matsumoto Moreira
Coordenador
SIAPE 1086702-3

CONTATOS E ENDEREÇO | CALENDÁRIO (BREVE) | UFF