Fabiana Rodrigues Leta

Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora Associado IV , Vice-Diretora da Escola de Engenharia e Vice-Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica. Foi responsável pela criação da AGIR – Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense, ocupando o cargo de diretora no período de 2009 a 2014. Criou e coordena o Centro Integrado de Tecnologia e Inovação da Escola de Engenharia da UFF desde 2014. É editora da revista da Escola de Engenharia da UFF, Engevista. Coordena o Laboratório de Metrologia Dimensional e Computacional, criado pela mesma na UFF. É membro da Associação Brasileira Ciências de Engenharia Mecânicas, membro da Sociedade Brasileira de Metrologia e coordenadora do Comitê de Metrologia Dimensional da Rede de Metrologia do Rio de Janeiro. É tutora do Programa de Educação Tutorial (MEC-SESu). Desenvolve pesquisas principalmente nas seguintes áreas: Visão Computacional, Metrologia, Inovação Tecnológica, Ensino de Engenharia e Bioengenharia.

Doutorado em Engenharia Mecânica
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil, 1998