Escolha uma Página

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2022

AUTOR: ÁKILAS GIRÃO MODESTO

Título da Dissertação: AVALIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO DE SUPERFÍCIE POR PISTOLA DE AGULHAS E JATEAMENTO ABRASIVO ÚMIDO PARA PINTURA DE VÁLVULAS INDUSTRIAIS (TEXTO COMPLETO)

Data da defesa: 07 de dezembro de 2022.
Orientador: Prof. Dr. Fernando Benedicto Mainier

Resumo: A corrosão tem sido um dos grandes responsáveis pelos prejuízos em empresas sujeitas a ambientes atmosféricos agressivos. No caso de indústrias da área de óleo e gás, próximas às regiões litorâneas, é comum o desgaste prematuro de estruturas e equipamentos. Dessa forma, soluções para melhorias na proteção anticorrosiva de materiais nessas áreas tem sido um desafio para o setor. Este trabalho realizou um comparativo entre duas técnicas de tratamento de superfície para pintura industrial com o intuito de encontrar a técnica mais resistente ao ambiente em que os equipamentos estudados estavam inseridos. Um experimento, utilizando as técnicas de tratamento mecânico com pistola de agulhas e com jateamento abrasivo úmido, foi realizado em uma unidade industrial de refino de petróleo com localização próxima à orla marítima. Válvulas industriais, presentes em tubulações da área onde foi realizado o experimento, foram utilizadas como corpos de prova. Parte das válvulas foram levadas para uma cabine para realização do tratamento de superfície, enquanto outra válvula, montada em uma tubulação que estava em operação, foi utilizada no experimento de campo. O estudo foi desenvolvido através da aplicação das duas técnicas obedecendo os cuidados e as exigências de segurança do ambiente industrial em que as válvulas estavam inseridas. Os resultados do experimento foram verificados, em um primeiro momento, logo após o tratamento da superfície e antes da aplicação da tinta. Observou-se no tratamento realizado com jateamento abrasivo úmido uma superfície mais limpa e isenta de óxidos incrustados do que a superfície tratada com a técnica de pistola de agulhas. Outros resultados também foram analisados durante a exposição dos corpos de prova, ao longo do tempo, após a aplicação da pintura. Percebeu-se, em um intervalo de dezesseis meses, que houve maior durabilidade, em relação ao aparecimento de pontos de corrosão na superfície, dos corpos de prova tratados com jateamento abrasivo úmido.

AUTOR: ELVANGER SANTOS CARDOSO

Título da Dissertação: ANÁLISE DA QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA DO NAVIO DA MARINHA DO BRASIL (CORVETA CLASSE BARROSO – V34) E MÉTODOS DE MITIGAÇÃO BASEADOS EM FILTROS ATIVOS (TEXTO COMPLETO)

Data da defesa: 17 de março de 2022.
Orientador: Prof. Dr. Marcio Zamboti Fortes
Coorientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Duailibe Monteiro

Resumo: Esta pesquisa, realizada por meio de uma metodologia quase experimental, tem como objetivo principal avaliar a qualidade da energia elétrica fornecida pelos Grupos Geradores instalados a bordo do Navio da Marinha do Brasil, denominado Corveta “Barroso”, a fim de propor soluções viáveis que possam contribuir para mitigar os efeitos indesejados causados pela instabilidade de tensão, corrente, frequência, fator de potência e injeção excessiva de componentes harmônicas nos sistemas de geração e distribuição do Navio. Com a finalidade de mitigar as distorções harmônicas no sistema elétrico de bordo e, consequentemente, compensar as distorções de corrente, a potência reativa e os desbalanços de corrente, decorrentes de cargas não lineares e, em particular, dos equipamentos mais críticos embarcados, tais como: Retificadores de 24 Vcc; Cargas Especiais (por exemplo, computadores, sensores, armamentos e radar); e Unidades Resfriadoras de Água (URA), foi proposta a implementação de um Filtro Ativo de Potência do tipo Paralelo (Shunt Active Power Filter – SAPF), baseado na Teoria da Potência Reativa Instantânea, conhecida também como IRP p-q (Instantaneous Reactive Power p-q), visto que, ao simular os sistemas de geração e distribuição no Simulink – ferramenta do MATLAB utilizada para simulação, modelagem e análise de sistemas dinâmicos –, verificou-se que as Distorções Harmônicas Totais de Corrente (DHTI ) foram mais significativas, quando comparadas com as Distorções Harmônicas Totais de Tensão (DHTV), ou seja, antes da atuação do SAPF, as DHTI e DHTv apresentaram valores iguais a 25,58 e 1,33%, respectivamente, enquanto, após a inclusão do referido filtro, tais resultados ficaram em torno de 0,50 e 0,02%, simultaneamente. Ao ser implementado o SAPF no sistema, observou-se que a eficiência, calculada a partir da razão entre o módulo da tensão de saída (Vo) e o módulo da tensão de entrada (Vi), não foi comprometida e se manteve, praticamente, constante (Vo/Vi = 436,01Ú450 = 0,9689 ou 96,89%), em relação ao valor encontrado sem a presença do filtro (Vo/Vi = 434,49Ú450 = 0,9655 ou 96,55%) e, sendo assim, houve um acréscimo de apenas 0,34% (diferença entre 96,89% e 96,55%). Após a atuação do filtro, o Fator de Potência Verdadeiro (FPV) do sistema também foi corrigido, de 0,80 para 0,97, resultando em uma melhoria de 21,25%. Considerando o SAPF operando na faixa de frequência compreendida entre 60 e 1.140 Hz (ou 1 ≤ h ≤ 19), a Distorção de Demanda Total (DDT) do sistema foi reduzida de 25,58% para 0,51%.

Language
Skip to content